domingo, 6 de maio de 2012

Gestos simples como doação de sangue salvam vidas

Esse assunto é muito sério, pois, com uma atitude simples, podemos fazer a diferença para muitas pessoas, você já pensou nisso? Você só terá o trabalho de deslocar-se da sua casa e ir a um centro de doação mais próximo. Esse post é para focar em como foi minha experiência de doadora de sangue, pois, acredito que muitas pessoas não doam sangue, por terem medo de uma série de coisas – como de passar mal, medo da agulha, ou até achar que será dolorido.

Já fazia algumas semanas que estava pensando no assunto e hoje, domingo, o meu esposo e eu, readaptamos nossa rotina, para conseguirmos doar sangue.

Primeiro fui atendida por uma assistente social, que me explicou sobre como era feito o procedimento, ela me deu um folheto explicativo sobre o assunto, além de falar sobre a opção de me cadastrar em um banco de dados para doadores de Medula Óssea, como manifestei meu interesse preenchi um formulário, e durante a doação de sangue foi coletado amostra de sangue para o teste de tipagem.

Logo após fui chamada para fazer a pré-triagem, lá auferiram a pressão, mediram a temperatura, pesaram-me e fizeram o teste de anemia, que foi uma picadinha no dedo, que nem doeu.

Depois passei por uma entrevista que é confidencial, o importante é responder tudo com muita sinceridade, para que possam definir se podemos ou não doar sangue naquele momento.

Como eu não havia comido nada, fui levada a copa, eles oferecem umas bolachinhas, todynho, chá e café. Após comer é que fui liberada para a fazer a doação.

O procedimento foi muito rápido e não senti dor. Eles recolheram 450 ml de sangue, no momento em que estava doando, estávamos em três doares na sala, e não vi ninguém passando mal. Foi tudo muito tranquilo. O tempo todo batemos um papo legal e descontraído, e até que rimos bastante. As enfermeiras e os demais funcionários do hemocentro são muito atenciosos e simpáticos, por isso, gostaria de deixar meu muito obrigada a todos, que fizeram da minha primeira doação de sangue um momento maravilhoso.

Depois, fui conduzida a copa novamente, para tomar suco e comer um lanche.

Abaixo estão as fotos, que a enfermeira Adriana fez.






O sangue dessa bolsa será passado para três bolsas e poderá ajudar três pessoas diferentes.  



 Vale a pena conferir as informações que estão no site:

Guia de doador – Medula Óssea

Guia de doador - Sangue
http://pegasus.fmrp.usp.br/projeto/guiadoad.htm


Telefone do Hemocentro de Ribeirão Preto - SP




2 comentários:

  1. Muito bacana a dica. Algum dia desses vou sugerir ao pessoal da minha sala para ajudar aqui na minha cidade. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, com certeza muitos irão gostar da ideia. Abraços

      Excluir