domingo, 13 de maio de 2012

Bolo de Caneca - feito no microondas

Como hoje foi Dia das Mães, resolvi fazer uma receita diferente, prática e rápida, para que pudesse curtir também esse dia. 


Meu esposo e eu decidimos dar de presente para nossas mães, uma caneca. Porém pensamos em dar a caneca cheia... Por isso, decidimos que faríamos um bolo de caneca. Então arrisquei mais uma receita nova na cozinha, que tirei desse site: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/41378-bolo-na-caneca.html


Essa foi a primeira vez que cozinhei no microondas, parece até mágica, abaixo está a receita que levou apenas 7 minutos. Minha mãe e minha sogra elogiaram.


Ingredientes:

  • 1 ovo pequeno;
  • 4 colheres (sopa) de leite;
  • 3 colheres (sopa) de óleo;
  • 2 colheres rasa (sopa) de chocolate em pó;
  • 4 colheres rasa (sopa) de farinha de trigo;
  • 4 colheres rasa (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (café) rasa de fermento em pó.

Modo de fazer:
  1. Na própria caneca coloque o ovo e bata bem com um garfo;
  2. Coloque o óleo, o acúcar, o leite, a farinha de trigo chocolate e bata mais. O importante é misturar bem todos os ingredientes;
  3. Misture o fermento delicadamente.
  4. Leve ao forno microondas na potência alta por 3 minutos.

Dicas: A caneca deve ter a capacidade de miníma 300ml. A que usei tinha 350ml. A massa crua é mais mole que a de um bolo normal, não aumente a farinha, para que não fique duro. Pode ser servido quente com caldas, coberturas, castanhas e sorvete. 

Eu fiz a cobertura com essa receita:

Brigadeiro Cremoso
Uso: cobertura ou recheio

Ingredientes
15 g de farinha de trigo
20 g de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
200 ml de creme de leite
20 g de manteiga


Modo de Preparo

  1. Em uma panela, dissolva a farinha e o chocolate no leite condensado.
  2. Acrescente o creme de leite e a manteiga e misture bem.
  3. Leve a massa ao fogo, mexendo sempre, até o conteúdo começar a desprender do fundo da panela. Deixe esfriar e utilize.
Abaixo estão as fotos:

Mistura
Testando a receita



Pronto

Sem cobertura

Com Confeti

2 comentários:

  1. Lisa, estou acompanhando o blog a poucos dias, e estou gostando muito, parabéns pelas ideias, percebi que tem se preocupado em colocar coisas fáceis e gostosas. Essa receita é a solução dos meus problemas, porque tenho dois filhos e um gosta de bolo de chocolate e outro já não gosta tanto. Valeu pelas dica. bjs

    ResponderExcluir