sábado, 28 de abril de 2012

Escolhas certas – mudanças de antigos hábitos


Ter uma alimentação saudável, balanceada, com alimentos naturais e manter uma rotina em que os exercícios façam parte dela, é fundamental para mantermos a forma ou até mesmo perder os quilinhos a mais. Para que isso ocorra sem nenhum problema é sempre bom obtermos orientações profissionais, como a de uma nutricionista ou nutróloga. Eu faço reeducação alimentar com uma nutróloga desde o início da minha gravidez, em 2010, e sempre ouvia ela dizer que deveria fazer caminhada. Mas como estava na faculdade, confesso que não conseguia tempo para isso. Então durante esse tempo tentei manter uma alimentação balanceada, confesso que isso é fundamental, mas que sem os exercícios físicos não consegui perder peso mas somente manter. No início desse ano, retomei os exercícios na academia, que combinado com a alimentação saudável já está dando resultados visíveis. Por enquanto, faço caminhada na esteira durante uma hora, cinco dias na semana. 

Vou deixar algumas dicas dadas pela minha nutróloga, espero que seja útil: 

Tips:

1. 


2. Faça seis refeições por dia de forma balanceada.  Não se esqueça que a mais importante é o café da manhã. Para intercalar a alimentação entre o café da manhã e o almoço, e entre o almoço e o jantar, você pode levar uma fruta ou barrinha de cereal na bolsa.


3. Beba bastante água. Uma dica é ter uma garrafinha com água sempre por perto.


4. Evite frituras e álcool e prefira frutas, legumes, cereais e pães integrais, carnes magras (de preferência grelhadas ou cozidas), queijos menos gordurosos (minas, ricota, cottage…), ou seja, fuja dos queijos amarelos.


5. Pratique exercícios. Faça um exercício que você goste – natação, dança ou corrida – comece com uma caminhada ao ar livre, que além de exercitar ainda relaxa, pelo menos 30 minutos por dia. A atividade física acelera o metabolismo e melhora a auto-estima.


6. Diminua a quantidade de alimentos consumidos. Se você sempre exagera no arroz e feijão do almoço, procure diminuir as colheradas e colocar menos no prato. A dica é trocar um prato grande por um menor, pode fazer diferença na quantidade que você come.





Lembre-se que não é da noite para o dia que irá ver os resultados, o importante é ter paciência e não desistir. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário